top of page

PROJETOS

O PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS GUARARAPES é um Patrimônio Cultural Brasileiro criado em 1971 e localizado em Jaboatão dos Guararapes em 

Pernambuco, Brasil.

 

Marca o local onde ocorreram as Batalhas dos Guararapes entre Portugueses e Holandeses, com a expulsão dos holandeses do Nordeste do Brasil em 1648 e 1649.

 

O projeto arquitetônico do Parque Histórico dos Guararapes foi realizado em 1973 pelo arquiteto Armando de Holanda através de um convênio entre o Ministério da Educação e Cultura e a UFPE. Foram projetadas nove edificações sendo elas: Pavilhão de Acesso, Museu da Restauração, Teatro ao ar livre (Arena), Restaurante Panorâmico, Restaurante do Lago, Lanchonetes, Suporte ao Camping, Vestiário dos Esportes, Galeria de Botânica e Administração. Foi realizado também o Restauro da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes e o Mosteiro em anexo. 

 

Ao planejar as nove unidades para atender aos diversos programas previstos para o Parque dos Guararapes, Armando procurou obter uma “solução que se integrasse com a paisagem dos Montes e garantisse a unidade e escala do Parque”. Armando de Holanda, notas nos seus Projetos.

"Os projetos das edificações do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, foram realizados com uma abordagem combinatória: a partir de dois triângulos de dupla curvatura, obtidos pelo corte ao longo das diagonais de um paraboloide-hiperbólico, foram organizadas três famílias de cascas de concreto, com um, dois e quatro apoios: prosseguindo com o processo combinatório, as cascas foram acopladas entre si, formando unidades duplas e triplas. Desta forma, foi possível repetir o mesmo processo construtivo para oito

edificações, sem prejuízos da individualização de cada programa."

Roteiro para construir no Nordeste, 1976 - Armando de Holanda

base_fotos2-03.png
base_fotos2-01.png
base_fotos2-02.png
base_fotos2-04.png
desenhos-02.png

Recuar as paredes

"Lancemos as paredes sob esta sombra, recuadas, protegidas do sol e do calor, das chuvas e da umidade, criando agradáveis áreas externas de viver:

terraços, varandas, pérgolas, jardins sombreados; locais onde se possa estar em contato com a natureza e com o límpido céu do Nordeste."

 

Roteiro para construir no Nordeste, 1976 - Armando de Holanda

logo_inventario-02.png

Imagens obtidas pelo LIAU, DAU/UFPE

Projeto cultural elaborado por Freire e Naslavsky

Recursos Funcultura, Estado de Pernambuco

bottom of page